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A importância da
AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

A Avaliação Multidisciplinar ajuda a acabar com as dúvidas existentes
e possibilita um entendimento mais claro e preciso da natureza das dificuldades de aprendizagem. Permite uma melhor definição do tipo e gravidade das alterações e, consequentemente, torna mais eficaz o acompanhamento escolar e o tratamento realizado por especialistas.
Nossa Avaliação Multidisciplinar é realizada por uma equipe formada por Psicólogo, Neuropsicólogo, Fonoaudiólogo, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional e Neuropediatra. Se houver necessidade, encaminhamos para outros profissionais para determinar ou eliminar fatores, em todas as áreas, que possam comprometer o processo de aprendizagem. Todos os profissionais da equipe trocam informações considerando o desenvolvimento da criança, histórico familiar, desempenho escolar, métodos de ensino e repertório adquirido, que são de grande relevância. É muito importante, neste momento, que os pais e a escola estejam empenhados em fornecer informações solicitadas para definir o quadro. Esse “estudo do caso” é necessário para se fazer o encaminhamento adequado.
Essa prática é um diferencial da ADAVIDA, pois diverge de alguns profissionais que fazem avaliações separadamente e não trocam informações entre si, podendo assim, ter resultados parciais que não representam o conjunto das dificuldades daquela determinada criança ou jovem.
Após a conclusão dos testes e exames, é realizado um estudo de caso e, juntamente com o médico Neurologista, é fechado um diagnóstico da dificuldade apresentada. Na devolutiva com os pais são dadas as informações necessárias para que possam orientar melhor os seus filhos. Também são realizados os devidos encaminhamentos sugeridos e descritas as intervenções clínicas necessárias e orientações para a escola.
Para nós, a Avaliação Multidisciplinar não tem o objetivo de “rotular” o aluno, mas sim de compreendê-lo melhor, buscando práticas que desenvolvam suas potencialidades.

Quais profissionais estão envolvidos na Avaliação Multidisciplinar?

Neuropsicólogo: A Avaliação Neuropsicológica visa a compreensão e o levantamento de informações acerca do desenvolvimento funcional cognitivo, estrutural e global de pessoas que apresentam problemas comportamentais e/ou de aprendizagem. É realizada por meio de entrevistas, observações e testes padronizados, que verificam quais funções cognitivas estão preservadas e alteradas, sempre levando em consideração a história desenvolvimental e aspectos sensíveis à dinâmica geral mental que envolveu os processos atencionais, mnemônicos, o sistema executivo, a capacidade visuo-percepto-construtivo e aspectos relacionados à linguagem.
Psicólogo: A Avaliação Psicológica visa compreender os processos mentais e comportamentais e fazer o ser humano sentir-se bem consigo próprio, com os que se relaciona e com o ambiente à sua volta, procurando princípios gerais que os expliquem. O psicólogo faz uso de instrumentos de testagem, que irão trazer resultados confiáveis, no qual pode intervir na busca do sucesso da intervenção terapêutica.
Fonoaudiólogo: A Avaliação Fonoaudiológica analisa aspectos de linguagem oral e comunicação (fala, discurso); habilidades auditivas que envolvem discriminação auditiva, ritmo e compreensão; memória operacional e imediata; vocabulário e consciência fonológica. Também é realizada uma triagem miofuncional (onde serão avaliados os órgãos responsáveis pela fala, alimentação e deglutição), avaliação audiológica (Audiometria) e o exame de Processamento Auditivo Central (inclusos na avaliação).
Psicopedagogo: A Avaliação Psicopedagógica visa analisar como o indivíduo escreve (tipo de letra, se segue padrões que não prejudiquem a escrita), noção de espaço na escrita, acentuação, pontuação, o uso de letras maiúsculas, o tempo que leva para ler; se há compreensão e interpretação nos diferentes tipos de leitura; se identifica vogal, consoante e rimas, e se consegue ler e escrever palavras que não existem.
Terapeuta Ocupacional: A Avaliação de Terapia Ocupacional é executadas em duas categorias: primeiro é aplicado um questionário direcionado aos pais e/ou responsável da criança com o objetivo de identificar o nível de dependência voltada a AVD’S (Atividades de vida diária); a segunda parte visa observar as condutas motoras de base da criança, para mensurar a potencialidade do comportamento, sua aquisição, elaboração, integração e regulação com o meio em que vive.
Neuropediatra: É realizada uma consulta com o Médico Neurologista e solicitado exames de neuroimagem para conclusão e fechamento do estudo.

Como é feito o processo da Avaliação Multidisciplinar 

A Avaliação Multidisciplinar geralmente é feita em 10 (dez) sessões, sendo 2 sessões semanais, a qual a criança ou jovem passará em atendimento com os profissionais citados acima. Essa avaliação pode se estender, se houver necessidade de outros especialistas.


A ausência de um diagnóstico ou um diagnóstico equivocado pode causar desgaste emocional e financeiro a toda uma família, além de desviar pais e educadores da busca de soluções mais adequadas para o desenvolvimento da criança ou jovem.

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